Sua importância.

09/06/2011 14:04

Fios de conta


Conhecidas também como "Cordão de Santo", "Colar de Santo"ou "Guias", são ritualisticamente preparadas, ou seja, imantadas, de acordo com a tônica vibracional de quem as irá utilizar (médium e entidade), e conforme o objetivo a que se destinam.

São compostas de certo número de elementos (contas de cristal ou louça, búzios, Lágrimas de Nossa Senhora, dentes, palha da costa,etc.), distribuídos em um fio (de Aço, Náilon ou fibra vegetal), obedecendo a uma numerologia e uma cromologia adequada; ou ainda, de acordo com as determinações de uma entidade em particular.

Para que servem

• Têm poder de elevação mental.
Se utilizadas durante um trabalho espiritual, tem função de servir como ponto de atração eidentificação da vibração principal e/ou falange em particular, atuante naquele trabalho, servindo assim como elemento facilitadorda sintonia para o médium incorporado.
Elas nos auxiliam em nossasincorporações, pois estas atraem a "energia" particular de cada entidade, captando e emitindo bons fluidos, formando assim, um círculo de vibrações benéficas ao redor do médium que as usa.


• Servem como pára-raios.
Se há uma carga grande, ao invés desta carga chegar diretamente no médium, ela é descarregada nas guias, e se estas não agüentarem, rebentam.


• Podem ser utilizadas pelo médium, para "puxar" uma determinada vibração, de forma a lhe proporcionar alivio em seus momentos de aflição.


Que Fios de Conta Utilizar:

Ao ser batizado na Umbanda, o filho de santo recebe a guia de Oxalá e a do Orixá que rege nossa casa.
Ao fazer as demais iniciações, vai recebendo as guias correspondentes.

A seguir, conforme o desenvolvimento do médium, as entidades do
médium poderão pedir que se confeccionem suas guias de trabalho.

Existem também as guias "especiais", como por exemplo, a "guia de
sete linhas", a "guia de aço", etc., cuja necessidade e cores, serão
determinadas pelo guia chefe da casa.

As guias devem ser tratadas pelos médiuns com todo carinho e o máximo de respeito, pois elas representam o Orixá e a segurança do médium.


fonte:umbanda estudo.