O QUE É SER CAMBONO?

28/04/2011 13:55

 

Uma das espécies de médiuns de mais importancia da Umbanda é a dos CAMBONES ou CAMBONOS.

São eles os elementos que,inconscientes de que o são e do valor que tem,muitas vezes realizam trabalhos sob a influência da Entidade dirigente do médium.
Sobre os Cambones pesa grande parte da responsabilidade,pois,em vista da ausencia do consciente do médium, o cérebro que dirige,que pensa,que realiza é o do seu complemento,isto é,o do seu Cambono.

CAMBONO,pois,nada mais é do que um médium que,colaborando com o que "incorpora" ou com o que dirige uma sessão qualquer,ajuda-o e o completa.
São,pois, ao que se pode dizer, MÉDIUNS AUXILIARES.

Os médiuns de Umbanda,em especial,não podem se deixar dominar por sentimentos de inveja,despeito,ódio,ira,maledicencia,intriga,ciúme,etc...

 

Ser cambono é poder entrar em contato pela primeira vez com esse novo mundo místico, espiritual, mental e emocional que é a Umbanda. É o primeiro passo. È Aprendemos a identificar qual entidade está mais próxima e quando acender o próximo charuto... Quais ervas são melhores para fazer banho e quais os ambientes para oferendas.

Muitas vezes, um Guia Espiritual tem dificuldades de adentrar no íntimo do consulente devido à densidade energética presente na pessoa e lança mão da presença do cambono e, através deste, fazendo como que “uma ponte”, consegue auscultar o íntimo da pessoa.

O cambono, antes de qualquer coisa, é pessoa de extrema confiança do Pai ou Mãe da casa, assim como da entidade que estiver atendendo; portanto, caso perceba qualquer coisa estranha, qualquer coisa que não faça parte dos procedimentos normais, deve reportar-se ao Guia-chefe ou ao Pai ou Mãe da casa na mesma hora.

É por isso que é tão importante, e necessário, que o cambono saiba todos os procedimentos de trabalho e todas as normas da conduta que entidades e médiuns devem ter dentro do Templo.

 

REQUISITOS IMPORTANTES PARA SER UM BOM CAMBONO

Responsabilidade
- O cambono precisa conhecer a mediunidade e tudo o que diz respeito ao trabalho com a espiritualidade.

Firmeza mental e emocional
- É responsável pela manutenção do padrão vibratório durante o trabalho. O cambono deve ter grande firmeza de pensamento e sentimento a fim de evitar desequilíbrios emocionais e espirituais que poderiam pôr a perder a segurança do trabalho.

Equilíbrio vibratório
- Como trabalha principalmente com energias que movimenta com os seus pensamentos e sentimentos o cambono, deve ter um padrão vibratório médio elevado, a fim de poder se manter equilibrado em qualquer situação e poder ajudar o grupo quando necessário.

Ausência de preconceito
- O cambono não pode ter qualquer tipo de preconceito. Ele não está ali para julgar ou criticar os casos que tem a oportunidade de observar, mas para colaborar para que sejam solucionados da melhor forma, de acordo com a sabedoria e a justiça de Deus.

Discrição
- O cambono nunca deve relatar ou comentar, dentro ou fora da casa, as informações que ouve, os problemas dos quais fica sabendo e os casos que vê nos trabalhos de que participa.

 

 

Como vimos, não é tão fácil ser um cambono. Para ser um, é preciso aprender tudo sobre os Orixás, os Guias Espirituais, o Templo e, principalmente, sobre a conduta que deve adotar durante as giras e por toda a sua vida.


 Fonte: sites: emdefesadaumbanda.com.br;

umbanda;girasde umbanda.com.br.