CABOCLOS QUAL SUA IMPORÂNCIA NA UMBANDA.

28/04/2011 00:43

 

A palavra caboclo, vem do tupi kareuóka, que significa da cor de cobre; acobreado. Espírito que se apresenta de forma forte, com voz vibrante e traz as forças da natureza e a sabedoria para o uso das ervas.

Os primeiros espíritos a “baixar” nos terreiros de Umbanda foram aqueles conhecidos como Caboclos e Pretos-velhos.São entidades que vem para quebrar demanda,fazer limpeza no filho.

Trazendo consigo o ensinamento dos banhos de ervas,defumações, rezas, curas.Quando abaixa no terreiro  traz sua proteção aos médios que tem fé. Suas falanges são muitas, mais são  denominadas como:

Caboclos guerreiros -

Caboclos Flecheiros -

Caboclos D'agua -

 

 

Caboclo de couro - Boiadeiros

 

 

São alegres e festeiros, são bem mais descontraídos e extrovertidos que os Caboclos de penas.
Gostam de música, alguns gostam de samba, cantam toadas que falam em seus bois e suas andanças por essas terras de meu Deus.

Os Boiadeiros também são conhecidos como " Encantados ".Tem intenções na prática do bem e da caridade.
Os Boiadeiros apresentam diversidades de manifestações. Boiadeiro menino, Boiadeiro da Campina, Boiadeiro Bugre, Boiadeiro do Sertão e muitos outros tipos.
São cantigas muito alegres, tocadas num ritmo vibrante, enquanto os Boiadeiros se esbaldam nas festas a eles consagradas.
São porém grandes trabalhadores e defendem a todos das influências negativas com muita garra e força espiritual.

Possuem enorme poder espiritual e grande autoridade sobre os espíritos menos evoluídos, sendo tais espíritos subjugados por eles com muita facilidade.
Boiadeiros gostam de cerveja, vinho, fumam charutos, cigarros de palha, ou mesmo cigarros comuns, alguns tomam cachaça com mel, vinho puro ou com mel, usam chapéus de couro, rebenques ou laços, alguns tocam berrante.

É tal e qual se poderia presenciar no homem rude do campo.
Durante o dia debaixo do calor intenso do sol ele segue, tocando o gado, tratando, marcando.
A noite ao voltar para casa, o churrasco com os amigos e a família, um bom papo, ponteado por um gole de aguardente e um bom palheiro, e nas festas um arroubo de alegria.
Assim se manifestam os Caboclos, onde quer que sejam chamados.

 

 

Boiadeiros.

São espíritos de vaqueiros, posseiros, capatazes, cangaceiros e espíritos afins.
Sabem que a prática da caridade os levará a evolução, trabalham incorporados na Umbanda, Quimbanda e Candomblé.
Fazem parte da linha de caboclos, mais na verdade são bem diferentes em suas funções.
Formam uma linha mais recente de espíritos, pois já viveram mais com a modernidade do que os caboclos, que foram povos primitivos.

Esses espíritos já conviveram em sua ultima encarnação com a invenção da roda, do ferro, das armas de fogo e com a prática da magia na terra.
Saber que boiadeiros conheceram e utilizaram essas invenções nos ajuda muito para diferenciarmos dos caboclos.
São rudes nas suas incorporações, com gestos velozes e pouco harmoniosos.

Sua maior finalidade não é a consulta como os Preto-velhos, nem os passes e muito menos as receitas de remédios como os caboclos, e sim o “dispersar de energia” aderida a corpos, paredes e objetos.
Quando bradam alto e rápido, com tom de ordem, estão na verdade ordenando a espíritos que entraram no local a se retirar, assim “limpam” o ambiente para que a prática da caridade continue sem alterações, já que a presença desses espíritos muitas vezes interferem nas consultas de médiuns conscientes.

Esses espíritos atendem a boiadeiros pela demonstração de coragem que os mesmos lhes passam e são levados por eles para locais próprios de doutrina.
Outra grande função de um boiadeiro é manter a disciplina das pessoas dentro de um terreiro, sejam elas médiuns da casa ou consulentes.
Costumam proteger demais seus médiuns nas situações perigosas. São verdadeiros conselheiros e castigam quem prejudica um médium que ele goste.

“Gostar” para um boiadeiro, é ver no seu médium coragem, lealdade e honestidade, aí sim é considerado por ele “filho”.
Pois ser filho de boiadeiro não é só tê-lo na coroa. Um boiadeiro que trabalhe para Ogum é praticamente igual a um que trabalhe para Oxossi, apenas cumprem ordens de Orixás diferentes, não absorvendo no entanto as características deles. Existem boiadeiros mais velhos, outros mais novos, e costumam dizer que pertencem a locais diferentes, como regiões por exemplo: Nordeste, Sul, Centro-Oeste, etc…
“Getuá Boiadeiro!”.


Eles são entidades que representam a natureza desbravadora, romântica, simples e persistente do homem do sertão, “o caboclo sertanejo”.
São os Vaqueiros, Boiadeiros, Laçadores, Peões, Tocadores de Viola.
O mestiço Brasileiro, filho de branco com índio, índio com negro e assim vai. Sofreram preconceitos, como os “sem raça”, sem definição de sua origem.

Ganhando a terra do sertão com seu trabalho e luta, mas respeitando a natureza e aprendendo, um pouco com o índio: suas ervas, plantas e curas; e um pouco do negro: seus Orixás, mirongas e feitiços; e um pouco do branco: sua religião (posteriormente misturada com a do índio e a do negro, sincretismo) e sua língua, entre outras coisas.
No Terreiro os Boiadeiros vêm “descendo em seus aparelhos” como estivessem laçando seu gado, dançando, bradando, enfim, criando seu ambiente de trabalho e vibração.

Com seus chicotes e laços vão quebrando as energias negativas e descarregando os médiuns, o terreiro e as pessoas da assistência.
uando o médium é mulher e o Boiadeiro (entidade) é homem, freqüentemente, a entidade pede para que seja colocado um pano e cor, bem apertado, cobrindo o formato os seios.
Estes panos acabam, por vezes, como um identificador da entidade, e até a sua linha mais forte de atuação, pela sua cor ou composição de cores.

 

Oração aos  Boiadeiro.

 Meu amigo Boiadeiro!

Tu que guia teu gado pelas porteiras dos caminhos de Ogum, que passa por rios, sob Sol e chuva com seu berrante a anunciar tu chegada, com teu chicote em punho, hábil com o laço e não deixa demanda criar, ajuda-me nesta hora, abra as porteiras de meus caminhos, traga no teu laço aqueles que me querem mal, que na sua chibata haja justiça de minha causa.

Que eu encontre em meus caminhos a solução pros meus pedidos.

Pontos cantados de boiadeiros.

 

Eu tenho meu Pai eu tenho...
eu tenho um beija-flor
Eu tenho meu Pai eu tenho
Pai Oxosse Matalabô
Oi da laranja eu quero um             gomo
e do limão quero um pedaço
E do Caboclo Boiadeiro
eu quero um grande abraço
Mas quem quiser saber                  meu nome
mas não precisa perguntar
Sou Boiadeiro da Chapada
Aqui e em qualquer Lugar
Mas vou tocando minha                     boiada
Toco berrante pelas                  estradas
Eu sou caboclo
Sou Boiadeiro
E resolvo qualquer parada
----------------------------------------------
Tirei meu chapéu
implorei a meu Deus
quem não me conhece
Boiadeiro sou eu
--------------------------------------
Apanhei minha Roseira
Para tirar do caminho..
Apanhei minha Roseira
Para tirar do caminho..
Na terra de Boiadeiro
Não se pisa em espinho.
-----------------------------------------------
xo, xo, xo passarinho
saia do meio da estrada
xo, xo, xo passarinho
saia do meio da estrada
que ai vem seu boiadeiro
trazendo sua boiada
---------------------------------
Boi, boi, boi, boi, boiá
Boi, boi, boi, boi, boiá
Tira a chinela do pé o                moreno
Naum deixa esse boi                escapar!
Tira a chinela do pé o                moreno
Naum deixa esse boi               escapar!
--------------------------------
Eu vo me embora que eu                 aqui não fico
Eu vo me embora que eu                 aqui não fico
Senhor Ogum mando                       me chama
Se vê meu bando dê                lembrança a eles
Adeus adeus ate quando               eu volta
Se ve meu bando dê               lembrança a eles
Adeus adeus
ate quando eu voltá
------------------------------------
Me chamam de Boiadeiro
Não so Boiadeiro não
Eu so zelador de gado
Boiadeiro é meu patrão
la la la ia
Boiadeiro é meu patrão
la la la ia
Eu venho de muito longe
Eu venho cortando a estrada
Com meu laço na garupa
Levando boi na envernadala
la la ia
---------------------------------------------
O meu chapeu de coro
É por Deus a bençoado
O meu chapeu de coro
É por Deus a bençoado
O da licença de entra nesse cercado
O da licença de entra nesse cercado
Galo canto
canto de madrugada
Esta na hora de chama                       a vaquejada
Galo canto canto                                de madrugada
Esta na hora de chama                     a vaquejada
Balança porteira velha
Porteira ja balanço
Balança Porteira velha
Boiadeiro ja chego
------------------------------------
Eu peguei meu laço pra                 laça meu boi
Que o meu boi fugiu                         e eu não sei pra onde foi
Laça laça laça
Laça laçador
Laça o inimigo e                      tambem o traidor
----------------------------------------
O boi ja vinha cansado
e o carreiro tbm vinha
O boi ja vinha cansado
e o carreiro tbm vinha
em todo lugar que parava
chamava seu boi na guia
em todo lugar que parava
chamava seu boi na guia
êh êh malhado
chamava seu boi na guia
êh êh malhado
chamava seu boi na guia.

.....................................

 

Pontos cantados de Boiadeiros.

A FOLHA QUE BOIADEIRO TEM
FOI TIRADA DO PÉ DA GAMELEIRA!
OSSANHE FOI QUEM DEU O AXÉ
PARA TRABALHAR NO SANTO
E PARA TER FORÇA GUERREIRA
!-------------------------------------
SAMBEI, SAMBEI...
ATÉ ALTA MADRUGADA!
BOIADEIRO É SAMBADOR
SAMBA ATÉ A MADRUGADA!
SAMBOU,
SAMBOU ATÉ ALTA MADRUGADA!
BOIADEIRO TÁ BRINCANDO
IAÔ JÁ TÁ CANSADA!
----------------------------------
NA CORRIDA DA VENTANIA
EU VI PASSAR UM CABOCLO MATREIRO!
PROCUREI SABER SEU NOME -
XETRUÁ!
UM LINDO BRADO DIZIA
EU SOU BOIADEIRO!
-----------------------------
FOI NESSE PASSO
QUE EU SAÍ DA MINHA ALDEIA!
COM MEU CHAPÉU DO LADO
MINHA CALÇA ARREGAÇADA...
QUANDO EU SAÍ
MINHA MÃE ME ABENÇOOU!
---------------------------------
BANDOLÊ OLÊ OLÊ!
BANDOLÊ OLÊ OLÁ!
BANDOLÊ MEU CABOCLO BOIADEIRO
BANDOLÊ OLÊ OLÁ!
DA LARANJA QUERO UM GOMO!
DO LIMÃO QUERO UM PEDAÇO!
DE OLORUN EU QUERO A BÊNÇÃO!
DE BOIADEIRO UM GRANDE ABRAÇO!
------------------------------------
DE ONDE VEM O CABOCLO DE PENAS?
ELE VEM DO SEU JUREMÁ!
DE ONDE VEM SEU BOIADEIRO,MINHA GENTE?
ELE VEM DO REINO BENDITO DE OXALÁ!
-------------------------------
VALEI-ME, MEU SALVADOR!
VALEI-ME NAS HORAS SANTAS!
EU ROGO PARA BOIADEIRO
VALEI-ME NAS HORAS SANTAS!
------------------------
VIOLA VEM...
VIOLA VAI!
BOIADEIRO QUE É BOM
NESTE SAMBA NÃO CAI!
---------------------------
MENINA DOS OLHOS LINDOS...
SÃO LINDOS DE NATUREZA!
QUERIA EU SER UM ANJO
PRA BEIJAR ESSA BELEZA!
-----------------------
GRAÇAS A DEUS ORA MEU DEUS!
LOUVADO SEJA DEUS ORA MEU DEUS!
-----------------------
Subida de Boiadeiros

Oh Deus lhe pague Babá,
Oh Deus lhe pague,
Oh Deus lhe pague, pela hospitalidade.
Oh Deus lhe pague Cambono,
Oh Deus lhe pague,
Oh Deus lhe pague, pela hospitalidade.
Oh Deus lhe pague Ogan,
Oh Deus lhe pague,
Oh Deus lhe pague, pela hospitalidade.
Oh Deus lhe pague Casa Santa,
Oh Deus lhe pague,
Oh Deus lhe pague, pela hospitalidade.
-----------------------------
COM A LICENÇA DO SINHÔ
COM A LICENÇA DA SENHORA
VEM ROMPENDO A MADRUGADA
BOIADEIRO VAI EMBORA!